Parcerias

O Instituto de Medicina e Cidadania (IMC) tem muito orgulho em contar com parceiros que acreditam na missão de levar saúde de qualidade às pessoas de baixa renda.

Agradecemos imensamente a cada empresa que se juntou a nós nessa causa nobre e vem colaborando com ações e doações.

Parceria FRT

IMC finalizou uma parceria estratégica com a empresa de captação de recursos FRT, especializada em leis de incentivo para saúde, cultura e esporte, com um histórico impressionante de mais de 1200 projetos aprovados e prestação de contas.

Nosso objetivo é desenvolver iniciativas de cidadania nas áreas de cultura e esporte, explorando essas oportunidades para captar recursos. Um dos destaques dessa iniciativa é o projeto de jiu-jitsu em parceria com o Instituto Michele Tavares, que busca levar esporte, disciplina e cidadania para crianças, adolescentes e jovens das comunidades que atendemos. Por meio dessa parceria, o jiu-jitsu será uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento físico e emocional, promovendo valores como respeito, determinação e autocontrole. A meta inclui ainda a inauguração de novas bibliotecas e a realização de projetos culturais, como teatros, palestras e eventos, para impulsionar o desenvolvimento profissional e cultural das comunidades.

Universidade Santa Úrsula - USU

O Instituto de Medicina e Cidadania (IMC) e a Universidade Santa Úrsula (USU), tradicional instituição privada de ensino superior no Rio de Janeiro, firmaram uma parceria para oferecer serviços gratuitos para a comunidade do Morro Azul com ações do curso de Odontologia e Administração.
Recentemente foi inaugurado um consultório de enfermagem no Morro Azul, com a equipe da USU que está disponibilizando os seguintes atendimentos na comunidade: nutrição, hebiatria, medidas de pressão arterial e glicemia capilar e orientações sobre hipertensão e diabetes. Ao todo são 100 profissionais de saúde voluntários auxiliando os coordenadores dos cursos nesses atendimentos na comunidade.
O convênio com o curso de administração promoveu um levantamento de competências, contemplando empregabilidades formal e informal, acesso a redes sociais e perspectivas dos moradores em relação ao progresso da comunidade.
Esses dados serão utilizados, através de um curso de mestrado sobre governança, para elaborar um projeto de desenvolvimento sustentável para as comunidades, com proposta de implantação de empresas de turismo, gastronomia, artes, música e outras possibilidades.
Esse vínculo foi estabelecido com o objetivo de auxiliar as comunidades carentes em ações concernentes ao acesso digno à cidadania e à saúde.
Assim, essa união já rendeu frutos substanciais, traduzidos em diversas ações sociais no Morro Azul: Outubro Rosa, mapeamento para prospecção de empregos, atendimento odontológico etc.