Trabalho serve de inspiração para incentivar o movimento de voluntariado 

Há cerca de cinco anos um grupo de psicólogos vem realizando trabalho voluntário em três comunidades na zona sul do Rio: Morro Azul, no Flamengo; Parque da Cidade, na Gávea, e Tavares Bastos, no Catete. Juntos, eles atendem crianças, adolescentes e adultos e família, desenvolvendo um trabalho de parceria e apoio com resultados importantes para essas pessoas, como nos casos de ansiedade, depressão, transtorno alimentar, autoflagelo, traumas de violência, entre outros.

Durante a pandemia os atendimentos não pararam e passaram a ser  realizados de forma  online.

Esses profissionais atuam voluntariamente pelo Instituto de Medicina e Cidadania (IMC), organização sem fins lucrativos, dirigido pelo médico Luiz Roberto Londres, que tem como proposta o resgate da saúde pública, através de trabalhos voluntários com profissionais de saúde.

O grupo de psicologia é coordenado pela psicóloga Nara Matos e é formado pelos psicólogos Claudia Fraenkel, Sylvia Jungstedt, Cecília Belfort, Bruno Castro e Fábio Castro, Isabella Mantuano e Ernani Fiori que trabalha também com práticas integrativas complementares.

“Fazer um trabalho voluntário no Morro Azul para mim é a evolução da minha alma. Coordenar uma equipe de seis psicólogos nesse trabalho e ver cada um deles com um desafio e um resultado especial é ter a certeza de que nosso trabalho é fundamental para a evolução humana. Esse trabalho me dá satisfação, prazer e recompensa pois cuidar de seres humanos é a minha missão. Não tem preço, porque é voluntário, mas o valor é impagável”, afirma Nara Matos.

O trabalho dos psicólogos serve de inspiração e abre a discussão da importância do trabalho voluntário.

Juntos, a equipe atua com psiquiatras que também atendem voluntariamente pelo IMC, nos consultórios, com hora marcada.

O Instituto de Medicina e Cidadania (IMC) fica localizado na Rua Conde Lages 44, sala 705, na Glória.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*